Justiça Eleitoral reprova contas de campanha de Neri Geller

Por Pablo Rodrigo em 08/05/2024 às 09:16:06

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) reprovou as contas de campanha do atual secretĂĄrio de PolĂ­tica AgrĂ­cola, Neri Geller (PP), referente às eleições de 2022, quando disputou o Senado. O parecer das contas de campanha veio requerendo uma devolução de R$ 400 mil ao Tesouro Nacional e, comprovadas as movimentações, esse valor foi reduzido a pouco mais de R$ 1 mil.

Porém, o fato que culminou com a desaprovação foi exclusivamente o atraso na entrega dos relatórios de gastos. Até 2022, no inĂ­cio do julgamento das contas eleitorais da companha, esse atraso gerava apenas ressalvas na aprovação das contas.

Entretanto, por um voto divergente quanto ao tema, o Tribunal passou a acatar o novo entendimento de reprovação. Contudo, a decisão cabe recurso e não acarretarĂĄ perda de direito polĂ­tico ou qualquer outra medida punitiva.

Neri Geller disputou o Senado no palanque do atual presidente Lula (PT), após o governador Mauro Mendes (União) ter o preterido no grupo em prol do senador Wellington Fagundes (PL), para ter o apoio de Bolsonaro (PL).

Naquele ano, Geller disputou sob judicie, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter cassado o seu mandato de deputado federal. Com isso, a candidatura ficou inviabilizada, mesmo disputando sob liminar, não podendo usar os recursos do Fundo Eleitoral.

No ano passado, o TSE reformou a decisão e extinguiu a cassação. Com isso, Neri Geller assumiu o cargo no Ministério da Agricultura, sendo o nĂșmero 2 ao lado do ministro Carlos FĂĄvaro (PSD).

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro

ComentĂĄrios

3