Durante o lançamento do novo portal de serviços da Polícia Civil de Mato Grosso na tarde desta segunda-feira (9) o governador Mauro Mendes (União) afirmou que o programa Tolerância Zero ao Crime Organizado não trará resultados "no dia seguinte". Ele comparou o programa a uma "maratona de 40 km". A Delegacia Digital lançada hoje é uma das várias medidas recentes que o Governo tem tomado para intensificar os trabalhos das forças de Segurança Pública no estado.
"Estado tem que estar todos os dias próximo do cidadão, quando você tem dificuldade para comunicar algum tipo de crime, por menor que ele possa ser considerado, você tá mascarando os números. (...) Uma delegacia digital facilita a vida de todo mundo ninguém precisa enfrentar fila, ninguém precisa sair de casa. Se teve um furto na sua casa, (...) você pode comunicar isso via boletim de ocorrência na Delegacia Digital (...). Nós teremos um aumento dessas desses comunicados e vão poder melhorar as nossas estratégias para combater os crimes", disse Mauro.
A solenidade ocorreu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e, além de Mauro, contou com a participação do secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, da delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, entre outras autoridades.
A Delegacia Digital reúne diversos serviços ofertados à população mato-grossense, como registros de boletins de ocorrências, consultas a veículos e telefones, solicitação de medidas protetivas, registros de pessoas desaparecidas, entre outras funcionalidades. Esta medida veio poucas semanas após o anúncio do programa Tolerância Zero ao Crime Organizado.
"Esse é um programa que pode ser comparado a uma maratona de 40 km, não é uma corrida de 100 metros, não é largar, fazer um lançamento e achar que os resultados vêm no dia seguinte, até porque (...) nós temos mais de 20 anos que essas facções começaram a criar as suas raízes, se fortalecer e a desestruturação disso com os atuais instrumentos que nós temos na lei brasileira, isso vai demandar persistência, estratégia e não apenas um programa e frases de efeito como a gente ouve por aí, é trabalho sério, dedicado", afirmou o governador.
Fonte: Gazeta Digital