Jornalista e advogado Enock Cavalcanti foi um dos alvos da Operação Fake News 3 deflagrada pela PolĂcia Civil na manhã desta terça-feira (6), em CuiabĂĄ. Além dele também foram alvos Alexandre Apra e Marco Polo Pinheiro, o Popó, irmão do prefeito de CuiabĂĄ, Emanuel Pinheiro (MDB).
Os agentes revistaram as residĂȘncia e apreenderam celulares com o intuito de apurar crimes de calĂșnia majorada, perseguição e associação criminosa. Segundo informações, as investigações apuraram condutas reiteradas dos investigados, consistente em veiculação de informações, sabidamente falsas, em sites, bem como grupos de aplicativos de mensagens, com o fito de atingir a honra e imagem de autoridades pĂșblicas, em verdadeira indĂșstria de desinformação.
Desde o ano de 2021, Delegacia Especializada de Repressão a Crimes InformĂĄticos (DRCI) tem se especializado em investigar jornalistas em Mato Grosso sobre alegação de combater fake news.
Um dos alvos investigados jĂĄ ostenta condenação pela 10ÂȘ Vara Criminal da Capital por crime contra a honra, figurando como vĂtima um senador da RepĂșblica. Durante as primeiras investigações, ainda em 2021, dois dos investigados foram indiciados por crimes de calĂșnia e difamação majoradas e associação criminosa.
Nesta terceira fase da operação, as investigações iniciaram em setembro de 2023, ensejando diligĂȘncias investigativas e anĂĄlises técnicas, com representação por 3 mandados de busca e apreensão, que foram deferidos pelas Justiça e cumpridos, nesta terça-feira, junto a outras ordens judiciais no contexto da investigação em andamento.
Fonte: Gazeta Digital