Testes rápidos antígeno de covid-19 estão sendo descartados nas unidades de saúde pública de Cuiabá, pois venceram em janeiro e ainda não foram repostos. A população que se dirige até às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USF) para testagem do vírus não está conseguindo realizar o exame, pois ele está em falta na rede.
O Jornal A Gazeta percorreu os três tipos de unidades de saúde da Capital nesta segunda-feira e confirmou as denúncias feitas pela população. O teste que está em falta é o antígeno, que o resultado sai em minutos. É o teste que o swab (cotonete) é inserido na cavidade nasal.
Segundo servidores da saúde, a procura por testagem da covid-19 aumentou em janeiro e dezenas de testes foram realizados, principalmente com a Campanha do Dia D, no dia 27 de janeiro. Conforme explicado, a Secretaria Municipal de Saúde manda caixas com testes para as unidades diante da demanda do local.
Cada caixa costuma ter 20 testes, mas todos venceram em 31 de janeiro e as dezenas que não foram utilizadas precisaram ser jogadas. As unidades aguardam reposição. Apesar da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá ter garantido que a testagem rápida continuaria sendo feita, muita gente está indo embora sem saber se está ou não infectado.
"Não estamos fazendo o teste desde o dia 1º de fevereiro, porque estamos aguardando chegar mais testes. Eles (Secretaria Municipal de Saúde) já sabem que o que tínhamos era até janeiro e eles estavam vendo como iriam fazer para repor daqui para frente. A gente vai solicitar novos testes, mas sabe que não tem em lugar nenhum. Todos os que tinham venceram. Eu acredito que eles estão vendo alguma nova compra ou algo assim", explicou uma servidora da saúde, que prefere não se identificar.
Servidores explicam que algumas unidades estavam realizando cerca de 30 testes antígenos em apenas uma tarde, mas que com o vencimento do material cerca de três caixas foram jogadas fora, ou seja, uma média de 60 testes descartados. O equivalente a dois dias de atendimento.
Fonte: Gazeta Digital