Empresários e moradores do Quilombo destacam a importância do local para o desenvolvimento de Cuiabá. Na websérie chamada "Charme Urbano em Tons de Verde", os convidados compartilham suas experiências no bairro, por meio de temas como arquitetura, arte, educação, culinária, beleza e bem-estar. A produção está disponível nas redes sociais do Grupo Vivart.
Com um crescimento estrutural contínuo, a comunidade cuiabana está entre aquelas que mais se transformaram nos últimos 20 anos. Comércios, praças e parques, junto com o surgimento de empreendimentos imobiliários impulsionaram o bairro para uma nova realidade. Assim, a localidade passou a ser uma das mais valorizadas da Capital.
Nesse caminho, o Quilombo foi, por exemplo, o bairro que apresentou o maior número de unidades de imóveis transacionadas em 2023, ultrapassando a marca dos R$ 116 milhões. A informação consta no levantamento divulgado, neste ano, pelo Sindicato das Empresas Imobiliárias de Mato Grosso (Secovi-MT).
Na websérie, o ex-senador e empresário da agroindústria, Cidinho Santos, é um dos que enfatizam o prazer de morar no bairro. Ele ressalta que a comunidade possui muitos atrativos próximos como o Parque Mãe Bonifácia, shoppings centers, bons restaurantes, além de fácil acesso a atendimentos de saúde.
"Para mim a melhor região para se morar em Cuiabá é o Quilombo. Há 18 anos resido nesse local e ele está perto de tudo. Tem ainda o Parque Mãe Bonifácia, que é um diferencial, por ser um parque natural dentro da cidade. Encontrei nele essa oportunidade de caminhar, desestressar, planejar o dia e até fazer reuniões de negócios", comenta Cidinho.
O diretor comercial da Vivart, Victor Bento, explica que a ideia de produzir a websérie surgiu a partir da vontade da companhia de mostrar todo potencial que a localidade possui. Segundo ele, além disso, o material é uma forma de valorizar uma região que tanto contribui para o crescimento de Cuiabá.
"A Vivart também foi abraçada pelo bairro Quilombo, que é um dos mais históricos da nossa cidade. Da mesma forma, sentimos que também estamos contribuindo para que essa região seja cada vez mais valorizada. O intuito da websérie é destacar todas as oportunidades que o bairro nos oferece", argumenta Victor.
Atuando no mercado da arte há mais de dez anos, o artista plástico Rafael Jonnier é outro que nutre uma paixão pelo Quilombo. Ele conta que há cerca de três anos possui um ateliê no bairro e que foi atraído pela qualidade e por considerar o Quilombo um lugar que respira arte. Para ele, a região possui um grande potencial de ser uma referência na cidade.
"Se a gente for olhar pelo lado da gastronomia, do desenvolvimento, os bares, as lojas de departamentos de design, percebemos que tudo está em volta desse bairro. É um local que tem muito a crescer e ser uma referência. Um dos meus sonhos é que outras galerias sejam abraçadas pelo local, fomentando o mercado da arte na região", afirma o artista plástico.
Já Carlos Eduardo, proprietário do tradicional Ditado Popular, aponta a região da Praça Popular como fundamental para o Quilombo. Conforme o empresário, todas as possibilidades ofertadas no entorno do equipamento de lazer fazem do local um dos principais pontos turísticos gastronômicos da cidade.
"O Ditado Popular está na Praça Popular há 15 anos. Nós conseguimos popularizar o local. Durante toda a semana recebemos muitos turistas, pessoas ligadas ao agronegócio, pessoas que estão de passagem pela cidade. A Praça Popular virou uma referência de ponto turístico da gastronomia cuiabana", relata Cadu, como é conhecido.
Fonte: Gazeta Digital