Pandemia mudou o olhar da saúde mental na sociedade, diz psicóloga

Por Vithoria Sampaio em 16/01/2024 às 11:15:30

Após décadas sendo neglicenciada, o cuidado com a saúde mental começou a ser vista com outro olhar após a sociedade em geral ser afetada pela pandemia da Covid-19 em 2020. A doença foi um dos "gatilhos" para o debate, entendimento e conscientização entre corpo e mente.

Socialmente, quando se fala em cuidar da saúde mental, muita gente aponta que se trata de "uma frescura". Pessoas tinham receio e até vergonha de procurar por uma ajuda.

A psicóloga Daniely Spinelli, em conversa com o GD , disse que a pandemia ajudou a condição a ser olhada de uma maneira mais emergencial, visto que a sociedade sofreu muito com a chegada de um vírus desconhecido que trouxe consigo a obrigatoriedade do distanciamento e forçou da mudança na rotina.

"As pessoas reagiram de maneiras diferentes as situações estressantes ocorridas na pandemia, e o aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais se deu por situações como experiências traumáticas associadas à infecção ou à morte de pessoas próximas, o estresse induzido pela mudança na rotina devido às medidas de distanciamento social as questões socioeconômicas dentre tantas outras", explicou.

A saúde mental é determinada por fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos e ambientais que interagem de formas complexas, sendo assim toda subjetividade do indivíduo pode gerar em algum momento um transtorno psíquico. Daniely pontua que a alguns cuidados a serem tomados para se manter bem emocionalmente.

"Devemos Lembrar que Saúde mental é um compromisso diário, então cuide dos seus pensamentos, entenda-os e se for preciso busque ajuda, pratique atividades física, uma boa alimentação e se reconectar com você, as bases para uma boa saúde mental é a prática de atividade física, uma boa qualidade de sono, alimentação saudável e tudo que deixa feliz consigo mesmo", pontuou.

Em prol da conscientização e quebra de preconceito foi criado o "Janeiro Branco", que busca orientar os indivíduos que estejam passando por alguma situação delicada a buscar ajuda e não ter seu quadro evoluído para um adoecimento.

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro

Comentários

3