Quem deixou para regularizar o título de eleitor nesta quarta-feira (8) enfrentou longas filas e horas de espera para ser atendido. Na Assembleia Legislativa, onde funciona um polo de emissão e regularização de documentos, eleitores já lotavam a frente do local logo nas primeiras horas da manhã.
Adnice Leite da Cruz, 57, chegou ao local por volta das 7h20 e até às 9h não tinha regularizado o documento. Os atendimentos na AL começaram às 8h.
"Vim regularizar o título, porque eu morava em outra cidade e preciso transferir para Cuiabá. A fila está muito grande e eu estou quase desistindo", disse a eleitora.
Em outra situação, mas também na espera, está a pedagoga Regiane Bispo, 41, que levou o filho para emitir o título e votar pela primeira vez em outubro próximo.
"Vim pelo meu filho, que tem 17 anos e vai se alistar. Ele precisa do documento. Viemos resolver isso de última hora. A gente deixou para a última hora porque não achava que seria prioridade para se alistar", contou a mãe.
Segundo a pedagoga, ela e o filho foram à AL "já preparados para esperar".
Por volta das 9h a fila quase contornava o prédio do parlamento estadual.
A enfermeira Elisangela Portela da Silva, 42, contou ao GD que tentou fazer as alterações necessárias via aplicativo E-Título para evitar as filas, mas não conseguiu.
"Não completa, dá erro. Acho que é totalmente desnecessário isso aqui, porque a maioria das pessoas que viram hoje poderiam fazer a regularização online. Não ficar aqui esperando, perdendo tempo, faltando o trabalho. Se funcionasse o aplicativo a gente não precisaria estar aqui, reclamou a enfermeira.
Ela disse que casou e precisa mudar o nome, bem como a sessão de votação.
Horário de atendimento
Os atendimentos nas unidades da Justiça Eleitoral seguem até às 18h. Vale ressaltar que isso não se aplica aos Postos Eleitorais que possuam horário de funcionamento diferenciado, previamente autorizado pelo TRE-MT ou pelo Juízo Eleitoral.
Há exceção para o Posto Eleitoral instalado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), cujo horário será estendido, mas para 8h às 17h.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), atualmente, Mato Grosso possui pouco mais de 2,5 milhões de pessoas aptas ao voto. Deste total, 85,34%, ou seja, 2,1 milhões já cadastraram a biometria.
Fonte: Gazeta Digital