Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (1) a Operação Mão de Ferro, que tem como objetivo combater crimes de ódio praticados no ambiente virtual. O alvo é um adolescente de 16 anos, morador de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). A investigação é da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e conta com apoio da Delegacia Regional de Rondonópolis.
Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos na casa do alvo. Conforme a Polícia Civil, os mandados foram expedidos com base em um procedimento investigativo presidido pelo delegado Gustavo Godoy Alevado, que recebeu informações do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça, além da embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
Atuação
Consta que foram identificadas trocas de mensagens e postagens com conteúdo de cyberbullying, induzimento à automutilação e apologia ao nazismo. Além disso, foram encontrados conteúdos "gore", termo em inglês para "sangue derramado, especialmente como resultado de violência".
Nas imagens, foram observadas pessoas mortas, abuso contra animais, abuso sexual, necrofilia, autópsias, assassinatos e violência em geral, bem como o compartilhamento de senhas de usuários de sistema de segurança pública dos outros estados.
A titular da DRCI, Delegada Juliana Chiquito Palhares, destacou a importância da operação. "A Operação Mão de Ferro reflete o compromisso implacável da Polícia Civil do Mato Grosso no combate aos crimes de ódio praticados no ambiente virtual. Continuaremos firmes em nossa missão de garantir a segurança e a justiça para todos os cidadãos, seja no mundo real ou digital". (Com assessoria)
Gazeta Digital