"A OlimpĂada Mirim visa tanto o estudante quanto o professor dos anos iniciais da educação bĂĄsica. O nĂșmero de participantes desta edição mostra que a proposta estĂĄ tendo uma aceitação cada vez maior no âmbito do ensino fundamental 1", disse o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.
A OlimpĂada Mirim é composta por duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira etapa consiste em uma prova classificatória com 15 questões de mĂșltipla escolha. Estudantes classificados nessa etapa poderão participar da prova da segunda fase, em 12 de novembro, também composta de 15 questões objetivas.O conteĂșdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos nĂveis Mirim 1 (2Âș e 3Âș ano do ensino fundamental) e Mirim 2 (4Âș e 5Âș ano do ensino fundamental).
É a terceira edição da olimpĂada dedicada a estudantes tão jovens. Em 2018, o Impa começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a Obmep - NĂvel A, voltada para estudantes dos 4Âș e 5Âș anos do ensino fundamental. Agora, com a OlimpĂada Mirim, criada em 2022, o projeto atende as crianças do 2Âș e do 3Âș ano.
A OlimpĂada Mirim-Obmep é uma realização do Impa, com apoio da B3 Social, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NĂvel Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientĂfico e Tecnológico (CNPq). A competição é promovida pelos ministérios da CiĂȘncia, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
AgĂȘncia Brasil