Fávaro cita articulação de Lula e celebra anúncio de acordo UE e Mercosul

Por Allan Mesquita em 08/12/2024 às 12:30:21

Ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro (PSD) celebrou o anúncio do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, divulgado oficialmente nesta sexta-feira (6), após a reunião dos líderes dos blocos na cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai.

Por meio de um vídeo, Fávaro enalteceu a atuação do presidente Lula (PT) nas negociações. "Dia histórico para a diplomacia, em especial a brasileira. Conseguimos formalizar o acordo Mercosul - União Europeia que buscávamos há 25 anos e é muito importante para a nossa agropecuária. Esse acordo prevê mais liberdade comercial com tarifa zero para frutas, café e outros produtos, além de quotas importantes para açúcar, carne de frango, carne bovina, etanol. Vamos mostrar nossa competência nesse mercado tão importante que é a União Europeia", disse.

O anúncio ocorre após uma intensa onda de protestos de produtores franceses, que pressionaram o Carrefour a vetar a importação da carne de países do Mercosul. Eles alegavam que o acordo traria uma "concorrência desleal" à produção Francesa.

As medidas foram criticadas por autoridades mato-grossenses.

Acordo
A assinatura do acordo só acontece depois que os textos passarem por uma revisão jurídica e de serem traduzidos para os idiomas oficiais dos países envolvidos. O anúncio, portanto, significa que as negociações entre os dois blocos estão encerradas.

O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia tem o objetivo de reduzir ou zerar as tarifas de importação e exportação entre os dois blocos. As negociações começaram em 1999 e um termo preliminar foi assinado em 2019. Desde então, o texto passou por revisões e exigências adicionais, principalmente por parte da União Europeia, devido à pressão imposta principalmente por agricultores dos países-membros.

Fonte: Gazeta Digital

Comunicar erro

Comentários

3