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Em 2025, Cuiabá contará com quatro novos destinos com voos diretos.

Por Onde A Fatos em 22/01/2025 às 11:21:31

Após a conclusão da reforma e internacionalização do Aeroporto Internacional Marechal Rondon em 2024, Cuiabá ganhará quatro novos destinos com voos diretos em 2025, elevando o número de destinos conectados pela capital mato-grossense de 15 para 19. Essa ampliação das rotas, que começará em fevereiro, também incluirá o aumento da frequência de voos para Brasília, conforme anunciado pela Centro Oeste Airports (COA), concessionária responsável pela administração de quatro aeroportos em Mato Grosso, incluindo Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta.


A partir de 1º de fevereiro, Cuiabá contará com voos diretos para Porto Velho (RO) e São José do Rio Preto (SP), operados pela Azul Linhas Aéreas. Essas rotas, que antes eram voos extras, agora passarão a ser permanentes, com uma frequência semanal aos sábados no trajeto São José do Rio Preto/Cuiabá/Porto Velho e aos domingos no sentido inverso, Porto Velho/Cuiabá/São José do Rio Preto.


A partir de 15 de março, Cuiabá também terá uma nova conexão direta com Maceió (AL), com voos semanais aos sábados, operados pela Azul. Durante o verão, a companhia aérea já havia oferecido voos extras para Porto Seguro (BA), em 02 e 25 de janeiro, mas não manterá a operação dessa rota regularmente.


Além disso, a Gol Linhas Aéreas anunciou um voo direto entre Cuiabá e o Rio de Janeiro, com partidas três vezes por semana a partir de abril. A Gol também expandirá a oferta de voos para Brasília, com aumento de 7 para 10 frequências semanais, e para São Paulo, com 7 voos semanais para o Aeroporto de Congonhas.


Por outro lado, a Latam Linhas Aéreas não anunciou novos destinos a partir de Cuiabá no momento.


Atualmente, os aeroportos administrados pela COA recebem, em média, cerca de 2.254 voos mensais. Cuiabá mantém rotas regulares para várias cidades, incluindo Alta Floresta (MT), Aripuanã (MT), Barra do Garças (MT), Sinop (MT), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Cacoal (RO), Ji-Paraná (RO), Vilhena (RO), além de destinos em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e outros centros urbanos. Em Sinop, os voos regulares são para Cuiabá, Brasília, Guarulhos e Campinas, enquanto Rondonópolis conta com rotas para Campinas e Alta Floresta realiza voos para Cuiabá.


César Miranda, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, expressou sua intenção de se reunir com representantes das companhias aéreas para aumentar as conexões de Mato Grosso com mais cidades brasileiras e, especialmente, com destinos internacionais. Com a recente internacionalização do aeroporto, a expectativa é que novos voos para outros países sejam viabilizados, ampliando ainda mais a conectividade da região.


"Atualmente, estamos conectados diretamente com apenas 9 das 26 capitais do país. Essa limitação não só restringe o acesso de turistas ao estado, como também dificulta a mobilidade da população mato-grossense. O turismo é um dos setores que mais gera emprego e renda, e a falta de voos diretos impacta negativamente a atração de visitantes que poderiam explorar o Pantanal, a Chapada dos Guimarães e outros destinos turísticos de Mato Grosso", destacou César Miranda.


O secretário ressaltou a importância da conectividade aérea para o crescimento da economia estadual. A chegada de novos voos implica em maior fluxo de pessoas, o que gera impactos positivos em diversos setores, como hotelaria, alimentação, transporte e comércio. "Fortalecer as rotas internacionais é essencial para consolidar Mato Grosso como um hub turístico global, atraindo viajantes interessados em explorar a rica biodiversidade e a cultura única da região", afirmou Miranda.


A Centro Oeste Airports, por sua vez, intensificou as negociações com as companhias aéreas para destacar o potencial de crescimento do aeroporto, que agora está autorizado a operar voos internacionais. No entanto, por enquanto, essas tratativas ainda estão em andamento, com a expectativa de novos anúncios nos próximos meses.


Esse crescimento na oferta de voos diretos não só representa um avanço para a infraestrutura de transporte aéreo de Mato Grosso, mas também abre novas possibilidades para o turismo e o desenvolvimento econômico do estado, conectando Cuiabá e outras cidades mato-grossenses a um número crescente de destinos tanto no Brasil quanto no exterior.

Fonte: Gazeta digital

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