Uma semana após sofrer um acidente grave, o piloto espanhol Carles Falcón, de 45 anos, morreu nesta segunda-feira (15/1). Carles sofreu uma pancada forte na cabeça durante uma etapa do Rally Dakar, que causou uma parada cardiorrespiratória.
O piloto chegou a ser transferido em estado grave para a Espanha, mas não resistiu e faleceu. A equipe de Carles, TwinTrail, confirmou a morte do espanhol.
"A equipe médica confirmou que os danos neurológicos causados pela parada cardiorrespiratória no acidente são irreversíveis. Ele nos deixou. Carlos era uma pessoa sorridente, sempre ativava, que aproveitava com paixão de todo o que fazia", escreveu a equipe.
Em nota, a organização do Rally Dakar lamentou a morte do piloto e prestou condolências aos amigos e familiares de Carles.
O acidente ocorreu na segunda etapa. Carles foi encontrado por Alexandre Azinhais, que ao verificar a falta de pulso do colega, tentou reanimá-lo por 15 minutos. Os médicos conseguiram reanimar o espanhol, que foi encaminhado para um hospital.
Em um primeiro diagnóstico, Carles Falcón sofreu um edema cerebral. Depois, foram constatadas fraturas em uma das vértebras, clavícula, costela e na mão. Ele foi transferido da Arábia Saudita para a Espanha. Essa era a segunda edição do Rally Dakar que Carles disputava.
Metrópolis