A queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins, gerou um grande alerta entre os moradores de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso. A ponte sobre o Rio Peixoto, que foi reformada em 2023, ainda desperta receios entre os motoristas que transitam pelo local devido a condições estruturais preocupantes.
De acordo com o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), testemunhas que estavam no Rio Peixoto relataram a situação crítica da ponte. Em resposta, ele tem cobrado um estudo estrutural detalhado para avaliar as condições reais da infraestrutura. "Recebi vídeos e imagens de pessoas que passaram pela região e observaram o estado preocupante da estrutura inferior da ponte. Fiz diversas solicitações e ofícios à empresa Via Brasil, mas até agora não recebi retorno sobre os reparos e medidas de segurança necessários. Após a tragédia com a queda da ponte no Maranhão, que resultou em perdas de vidas, não podemos nos omitir. É nosso dever agir quando somos alertados", afirmou o deputado.
Diante da gravidade da situação, Diego Guimarães encaminhou novos ofícios à empresa Via Brasil, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitando laudos técnicos sobre as condições da ponte do Rio Peixoto.
A ponte, com cerca de 35 anos de idade, desempenha um papel crucial na BR-163, sendo vital para o município de Peixoto de Azevedo, além de ser a principal via de ligação com outros municípios da região e com o estado do Pará. "Ela é a única alternativa para atravessar a BR-163, seja indo para o Pará ou retornando para Mato Grosso. Sabemos da sua importância para a economia local e regional, e a necessidade de uma nova estrutura é evidente devido ao intenso fluxo de veículos. Embora nossa prioridade neste momento seja garantir a segurança da ponte, é urgente também pensar em sua duplicação para atender a demanda crescente", concluiu o deputado.
VG NOTICIAS