Presidente do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT), deputado Valdir Barranco (PT), defendeu que áreas desmatadas ilegalmente do Pantanal sejam confiscadas e direcionadas para a reforma agrária, ou seja, distribuídas para a agricultura familiar.
Em entrevista à imprensa na quarta-feira (24), o parlamentar disse que a proposta foi encaminhada ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira.
"Eu apresentei para ele [Paulo Teixeira] para que possa abrir um processo e tomar providências para que essas áreas sejam destinadas à reforma agrária. A Constituição é muito clara que todas as propriedades causadoras de crimes ambientes devem ser destinadas a fins sociais através da reforma agrária", disse.
A declaração foi dada quando o petista reagiu sobre ação do pecuarista Claudecy Oliveira Lemes, acusado de cometer um dos maiores crimes ambientais do Pantanal mato-grossense, devastando 81 mil hectares com a utilização de compostos químicos.
Segundo Barranco, a situação deve ser levada ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O deputado revelou ainda que a situação "chocou" a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
"A ministra está horrorizada com esse crime que aconteceu aqui, embaixo dos olhos da Sema e do governo do Estado. Nós não podemos permitir que isso fique impune", acrescentou.
Gazeta Digital