Governador Mauro Mendes (União) confirmou os registros da nova subvariante da Covid-19 em Mato Grosso e disse que a vigilância sanitária já está tomando providências para que não "cresça". Em comparação a dezembro de 2023, janeiro apresentou um aumento de mais de 120% no número de casos de Covid.
Esta semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que foi identificada uma nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. Conforme a Pasta, o laboratório central do estado identificou o registro em pesquisa realizada entre 16 e 18 de janeiro deste ano. No total, 4 pacientes femininas testaram positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas.
"A Vigilância Sanitária está cuidando disso. Nós estamos monitorando e tomando as providências para que isso não cresça e proporcione dor. Nós perdemos o medo da Covid", declarou o governador.
De acordo com o painel covid-19 do Estado, entre 1º de janeiro a 25 de janeiro de 2024, já são confirmados 2.605 positivos, com 6 mortes, enquanto em dezembro foram 1.177 registros, com 3 mortes. Só na Capital mato-grossense, no mesmo período, foram identificadas 183 pessoas com o vírus, sem nenhuma morte.
Governador disse que espera ação rápida da Vigilância Sanitária Nacional para não espalhar essa nova subvariante da Covid.
"O lado bom é que houve controle de outras variantes, mas outra surge rapidamente e espero que a Vigilância Nacional possa trazer mais vacinas capazes de controlar isso", disse.
Neste sábado (27), Prefeitura de Cuiabá vai realizar o "Dia D" para realizar testes de covid-19. A ação estará disponível em 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo a Clínica da Família, no bairro CPA 1, das 7h30 às 16h30. Não limite de idade para realizar o teste.
Gazeta Digital