Suplente de deputado, Gilberto Figueiredo retornou ao comando da Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES) nesta segunda-feira (18). A nomeação ainda será publicada no Diário Oficial. O gestor havia sido exonerado do cargo para assumir a vaga de Eduardo Botelho (União), que se licenciou das funções na Assembleia Legislativa para concorrer à Prefeitura de Cuiabá.
Na ocasião, o governador Mauro Mendes (União) chegou a afirmar que Figueiredo não retornaria a pasta, independente do resultado do pleito. Com isso, Botelho, acabou sendo derrotado no primeiro turno e reassumiu a titularidade da cadeira
Porém, nesta segunda, o gestor comunicou seu retorno à pasta.
"Atendendo ao convite do governador Mauro Mendes, retorno à Secretaria de Estado de Saúde com a motivação de grandes entregas à população de Mato Grosso. Agradeço ao governador por confiar no meu trabalho e parabenizo o secretário Juliano Melo pela excelente condução neste período", declarou.
Gilberto Figueiredo é professor e administrador, foi vereador na Capital, secretário municipal de Educação na gestão de Mauro Mendes em Cuiabá e é suplente de deputado estadual. Ele atuava no comando da Saúde desde o início da gestão estadual e enfrentou alguns desgastes com as investigações em torno da "Mulher da SES", que revelou uma organização criminosa de formação de cartel para conseguir contratos superfaturados com o Estado e municípios.
Com o retorno de Gilberto Figueiredo à SES, o então secretário Juliano Melo retorna à função de secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde, na qual esteve desde 2019. Durante os dois meses, a secretaria adjunta foi conduzida pela servidora Alessandra Moraes.
"Agradeço ao governador pela confiança no staff da SES. Foi um período de grandes aprendizados. Temos a convicção de que há desafios pela frente e, com a liderança do Gilberto, teremos todas as condições para fazer as entregas que a população merece", concluiu Juliano.
Gazeta Digital